quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ele tem 17 anos e mora no Sítio Três Altos, a 5 quilômetros do centro da cidade de Almino Afonso, no Oeste do Rio Grande do Norte, onde cursa o terceiro ano numa escola da rede estadual de ensino.
Filho de Francisco Vicente Vieira, analfabeto e sem trabalho, e de Mara Núbia Bezerra, dona de casa e sem muito estudo, Danilo Bezerra Vieira é um exemplo raro de brasileiro que os setores da Educação desconhecem.
Sozinho, o menino que tem como ídolo Juscelino Kubistchek, construiu um pedaço de um sonho que ainda tem muito a ser erguido. Juntou os livros que tinha em casa e na sala sem reboco de sua casa simples, montou uma biblioteca.
Sem apoio e provando que muitas vezes vale a força própria para ganhar o reconhecimento, Danilo não precisou de prefeito, governador…mas de seu esforço e talento para chegar a Brasília como vencedor de um concurso de redação. Tema: Juscelino Kubistcheck.
Foi destaque no Senado, que hoje lhe é devedor. Ainda não entregou o notebook que ele ganhou por ter vencido o concurso.
Na semana passada voltou a Brasília. Foi a convite do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, que na festa de 47 anos de fundação, exibiu um documentário onde um dos personagens é Danilo.
O menino que orgulha o Rio Grande do Norte, mas que o Rio Grande do Norte ainda desconhece, é o entrevistado de hoje do quadro Fim de Semana.

Thaisa Galvão Como surgiu a ideia da Biblioteca e por que a homenagem a Juscelino Kubistchek?
Danilo Bezerra Surgiu do interesse em tornar acessível à comunidade um acervo de livros que tinha. O conhecimento deve estar aberto a todos. Eu homenageei o JK por que sou admirador deste homem público, sei de toda sua vida, e faço um paradoxo da construção de Brasília com a
biblioteca.
Thaisa Galvão Você recebeu algum apoio?
Danilo Bezerra - Não. Apenas recebemos livros da Secretaria de Educação Estadual. Fora isso só a comunidade local e órgãos federais.
Thaisa Galvão Sua biblioteca está localizada na zona rural?
Danilo Bezerra Sim, a 5 km da sede do município.
"Eu homenageei o JK por que sou admirador deste homem público, sei de toda sua vida, e faço um paradoxo da construção de Brasília com a biblioteca."
Thaisa Galvão - Quantas visitas em média a biblioteca recebe por semana?
Danilo Bezerra Uma média de 15 a 50 visitas.
Thaisa Galvão - Como foi que o seu trabalho chegou a Brasília?
Danilo Bezerra Ano passado escrevi a melhor redação do Estado em um concurso de redação do Senado Federal e estive lá. Deu uma visibilidade maior ao meu projeto. Enviei um documento aos órgãos federais contando minha história.
Thaisa Galvão - Você foi a Brasília outra vez, foi recebido no Senado, com direito a discurso? Como foi isso?
Danilo Bezerra Estive no Senado para conceder uma entrevista e conhecer o senador Pedro Simon, o qual ficou emocionado com meu projeto. Ele citou minha visita na sessão plenária do dia seguinte.
Danilo com a mãe Mara Núbia e o senador Pedro Simon
Thaisa Galvão - Depois disso veio o IPEA que foi a Almino Afonso registrar o seu trabalho para um documentário. Como foram as gravações?
Danilo Bezerra Quando o Ipea viu um presidente de biblioteca com 17 anos, o instituto viu o potencial e que com a ajuda dada para mim na doação do conhecimento produzido, estava cumprindo sua missão de disseminar o conhecimento. As gravações duraram dois dias, na Escola Estadual Ronald Neo Júnior,onde eu estudo, e na minha casa.
Thaisa Galvão - Na semana passada você voltou a Brasília para o lançamento do documentário?
Danilo Bezerra - Terça (13), na presença do instituto, autoridades, empresários, pesquisadores e universitários participei da exibição e discursei para uma platéia lotada. Acompanhado-me estava minha mãe, Mara Núbia e a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.
Thaisa Galvão - Pelo que tenho sentido o seu trabalho tem sido mais reconhecido em Brasília do que na sua cidade…
Danilo Bezerra - Infelizmente, as autoridades municipais não deram uma contribuição efetiva para minha obra social.
Thaisa Galvão - Você tem algum objetivo que ainda não tenha alcançado em relação à biblioteca?
Danilo Bezerra - Sim, quero no futuro poder transformá-la em um instituto de pesquisas sociais para a sociedade e um mecanismo de propagação da cultura e educação no Estado.
Thaisa Galvão Você espera que tipo de apoio depois do reconhecimento?
Danilo Bezerra - Poder proporcionar uma condição física melhor. A biblioteca é na sala de casa. Não disponho de matérias eletrônicos para a biblioteca. Até ganhei um notebook do Senado ano passado mas não recebi ainda.
Thaisa Galvão - Como fazer para doar livros para a biblioteca JK?
Danilo Bezerra - Os interessados podem entrar em contato através do e-mail http://mce_host/compose?to=dnlbzrr@gmail.com
Thaisa Galvão Na sua família tem algum educador? Quem são seus pais, o que eles fazem?
Danilo Bezerra - Não. Meu pai é analfabeto, agricultor, mas hoje não trabalha mais devido um acidente de motocicleta. Minha mãe tem o ensino fundamental incompleto, dona de casa. Meus país são os maiores professores que tenho, sou um reflexo dos dois.
Thaisa Galvão O que você está cursando agora e quais seus planos profissionais?
Danilo Bezerra Estou no terceiro ano, pretendo realizar o vestibular para dois cursos: Direito e Comunicação Social.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O autor Fábio Venturim está corretíssimo! Parabéns!   


É de Brasília...?.

"Por que tudo o que acontece é de Brasília?
Você liga na Band é o Datena dizendo “ô de Brasília”,
se falam de corrupção “vem de Brasília”,
se meteram a mão na grana “foi de Brasília”.
Tudo o que de ruim acontece vem de Brasília.

Chega! Brasília não é a privada do Brasil.
Somos uma população de 2.606.885 habitantes (segundo o IBGE em 2009). Dos 81 senadores que aqui aportaram, somente 3 são de Brasília.
Dos 513 deputados federais, 8 são nossos.
Nossos, não, pois, mesmo os que representam Brasília dificilmente são originários daqui. Portanto, se aqui tem lixo, veio daí, do “seu” estado. O lixo é seu. Você votou nele.
Se já não bastasse termos um dos maiores custos de vida do Brasil devido aos altos salários dos representantes do “seu” estado, ainda temos que agüentar isso.
Somos 2.606.885 trabalhadores e estudantes, pais e mães de família. Acordamos cedo, ralamos o dia inteiro e temos que esbarrar todo dia no representante do “seu” estado.
Chega! Exigimos respeito.
Aqui não tem só político.
Lembre-se: se o cara é corrupto, ele é espelho do SEU voto, portanto, espelho SEU. Então, pense melhor antes de colocar seu voto dentro da urna. Brasília agradece."
(por Fábio Venturim)

Surgiu um novo afrodisíaco?

Enviadas: Domingo, 27 de Novembro de 2011 12:04
Assunto: JORNAL DA PARAÍBA

SE OCORRER É MELHOR NÃO OPERAR. O MELHOR É ARRANJAR UMA BONECA INFLÁVEL,
CASO A MULHER NÃO DÊ CONTA DO SERVIÇO.
 
O nome desta doença chama-se PRIAPLISMO. A medicina pouco pode fazer para solucionar o problema com um bom prognóstico. No máximo, com um procedimento cirúrgico, o pênis pode voltar ao normal, mas o nosso amigo poderá ficar impotente para o resto da vida.

 
                cid:image001.png@01CC73B0.5ED30DB0

                 
ALGUÉM SABE A MARCA DESSA BENDITA CACHAÇA?...
 
 

Será que essa UPA suportará a demanda?

Ricardo entrega UPA e anuncia inauguração de 15 novos leitos pediátricos em Guarabira.


Sábado, 26 de novembro de 2011 - 22h27
Inauguração da UPA de Guarabira - José Marques/Secom-PB
O Governo do Estado está implantando 15 novos leitos de pediatria para atender a população do Brejo paraibano. Integrando a estrutura do Hospital Regional de Guarabira, que neste sábado (26) teve inaugurado 35 novos leitos clínicos, os novos leitos pediátricos vão reforçar a estrutura de atendimento infantil que começou a ser oferecida, também neste sábado, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que o governador Ricardo Coutinho inaugurou no início da tarde.
Ao inaugurar a UPA de Guarabira, que fica localizada na PB-057 (acesso ao município de Araçagi) e que prestará atendimento diário em regime de 24 horas, Ricardo Coutinho mostrou-se satisfeito com o fato de o seu Governo já ter definida uma política de saúde cujo objetivo central é fazer com que a população tenha acesso a um serviço de saúde organizado e também de qualidade.
Falando especificamente do atendimento especializado às crianças, ele lembrou que esse serviço não existia na região polarizada por Guarabira e afirmou que, com o setor de Pediatria da Unidade de Pronto Atendimento, as crianças passarão a ser tratadas com o respeito e com a atenção que merecem.
“Havia um estrangulamento aqui dentro, como há também em outras regiões, já que o próprio pediatra é um profissional que não existe hoje em quantidade suficiente para atender às demandas. Mas estamos abrindo a UPA, que tem setor de Pediatria, e estamos também construindo 15 novos leitos pediátricos para que as crianças que precisem possam, depois do primeiro atendimento, ser transferidas para o Hospital Regional”, ressaltou.
Também em Guarabira, o governador entregou à população 35 novos leitos clínicos construídos no Hospital Regional da cidade. Em visita às novas instalações, ele lembrou a inauguração, já realizada, de outros 50 leitos no Hospital Regional de Patos e a UPA de Cajazeiras, que começou a ser construída há poucos dias.
“Queremos potencializar e inaugurar quatro hospitais no Estado. Vamos também, em conjunto com o Ministério da Saúde, começar o processo de licitação do Hospital Metropolitano de Santa Rita, que vai poder dialogar com outros municípios da Região Metropolitana de João Pessoa”, acrescentou.
Foto: Claudio Goes
Mais recursos federais – Acompanhando o governador Ricardo Coutinho e o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, o chefe de Gabinete do ministro Alexandre Padilha (Saúde), Mozart Sales, falou da importância das Unidades de Pronto Atendimento para a estrutura de atenção à saúde da população e informou que o governo federal vai ampliar o repasse de verbas para a UPA de Guarabira dos R$ 100 mil/mês iniciais para aproximadamente R$ 200 mil/mês.
“A UPA inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho atende todos os pressupostos do Ministério da Saúde”, informou, acrescentando que o Ministério da Saúde vai entrar de forma muito efetiva na parceria que está sendo firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Guarabira no sentido da construção de uma rede articulada com atenção básica que envolverá a UPA, o Hospital Regional e os demais componentes necessários para que se possa garantir uma assistência de qualidade à saúde da população.
O melhor presente – A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira, segundo observou a deputada estadual Léa Toscano (PSB), foi um dos melhores presentes que a população recebeu no dia em que a cidade completou 124 anos de emancipação política. Para a prefeita Fátima Paulino (PMDB), o evento significou a concretização de um sonho e de um trabalho que teve por base a parceria dos governos federal, estadual e municipal.
Atendimento 24 horas
A Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira foi projetada, equipada e capacitada para atender diariamente, em regime 24 horas, aos pacientes em situação de menor gravidade. O investimento do Estado foi de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões em obras e R$ 1 milhão em equipamentos.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a UPA vai contribuir para a organização dos atendimentos de urgência e emergência do Brejo paraibano e funcionará como uma porta de entrada para os atendimentos de urgências pediátricas e clínicas.
“É importante destacar que a UPA não é um hospital ou Posto de Saúde da Família (PSF), mas um suporte assistencial para urgências e emergências clínicas, evitando que se faça uso dos hospitais de maior complexidade do Estado. O objetivo é resolver mais de 80% dos casos que derem entrada, além de reduzir o número de transferência de pacientes”, explicou.
Parceria – A instalação da UPA em Guarabira é resultado de uma pareceria entre os governos estadual e federal. A nova estrutura de atendimento funciona como serviço intermediário entre as unidades básicas de saúde e os hospitais, sendo o seu objetivo principal a descentralização e agilização do atendimento de urgência como forma de desafogar os hospitais e diminuir os riscos de morte dos pacientes.
Funcionamento A UPA de Guarabira prestará atendimento de clínica geral e pediatria, disponibilizando, para isso, dois consultórios médicos e uma área de observação com dois leitos para Pediatria, quatro leitos para Clínica Médica e dois leitos de atendimento de emergência na denominada Sala Vermelha, onde ficarão instalados equipamentos que possibilitarão um atendimento de qualidade aos pacientes mais graves. Também serão oferecidos exames de raios-X, eletrocardiograma e exames laboratoriais.
Segundo o secretário Waldson de Souza, diariamente uma equipe composta de dois clínicos gerais, dois pediatras e um enfermeiro plantonista, além de técnicos de enfermagem, estará à disposição da população. Antes do atendimento, os pacientes passarão por uma triagem de classificação de risco, sendo dada prioridade aos casos mais graves.
Foto: José Marques/Secom-PB
Funcionando 24 horas por dia, a UPA vai beneficiar mais de 200 mil pessoas da região polarizada por Guarabira com quatro mil atendimentos mensais. No local, os médicos vão prestar socorro, controlar os problemas e detalhar o diagnóstico. “Eles analisarão se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, disse o secretário.
Segundo a equipe técnica responsável pela instalação dos equipamentos da UPA de Guarabira, a unidade de atendimento será 100% informatizada, fato que vai garantir a implantação do prontuário eletrônico, serviço que vai fortalecer a segurança das informações dos pacientes, proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente e diminuir a burocracia.
Hospital Regional
No Hospital Regional de Guarabira, onde o governador Ricardo Coutinho inaugurou 35 novos leitos clínicos, o Governo do Estado investiu um total de R$ 700 mil, sendo R$ 200 mil na execução das obras e R$ 500 mil na compra e instalação de equipamentos, incluindo mesas cirúrgicas e camas automáticas.
Além da construção dos novos leitos, foram realizados serviços de reforma no Centro Cirúrgico. “O objetivo foi aumentar a capacidade de atendimento no hospital e oferecer maior conforto para os usuários”, disse o secretário Waldson Souza. Ele acrescentou que o hospital conta com aproximadamente 520 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e oferece atendimento de urgência e emergência, clínica médica e obstetrícia.
Na unidade hospitalar são realizados aproximadamente oito mil atendimentos e cerca de 200 partos por mês. A estrutura conta com laboratório, hemonúcleo, banco de leite e serviços de radiologia, de cardiologia, de radiologia e de ultrassonografia.
Foto: Claudio Goes/Secom-PB
O Hospital Regional de Guarabira cobre 300 mil habitantes de 25 cidades do Brejo paraibano. Aos 50 anos, nunca havia passado por uma reforma ampla. “É uma obra de grande importância social. E isso representa que o Estado está preocupado com a saúde do povo paraibano”, enfatizou o diretor geral do hospital, Manoel Edson de Andrade.

Fonte:SECOM/PB.





sábado, 26 de novembro de 2011

NOTÍCIA

Detran da Paraíba realizará blitz eletrônica a partir de janeiro de 2012

Sexta, 25 de Novembro de 2011 11h08
da redação do Jornal O Norte.com.br

A partir do próximo ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai implantar a blitz eletrônica e o talonário eletrônico, tornando ainda mais rápido e eficiente o trabalho de fiscalização realizado pela Divisão de Policiamento de Trânsito.
A blitz eletrônica utiliza um equipamento que, por meio da leitura da placa, revela a situação do veículo quanto ao pagamento da licenciamento ou qualquer registro de roubo ou bloqueio. Já o uso do talonário eletrônico permite o preenchimento do auto de infração de forma online.
Um balanço divulgado pelo Detran, em 2011 mostrou que de janeiro a novembro, foram lavradas 5.268 notificações e foram apreendidos 1.832 veículos entre eles, 508 motocicletas do tipo cinquentinha. Também houve apreensão de 400 carteiras nacionais de habilitação e prisão de 281 motoristas embriagados.
Motocicletas
Sobre as motocicletas com até 50 cilindradas, Rodrigo Carvalho disse que o Detran não vai ser omisso em relação ao descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro. A determinação para as equipes de fiscalização é para que seja exigido que os condutores das chamadas cinquentinhas tenham maior idade, sejam habilitados com a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, além do uso do capacete para condutores e passageiros.
Licenciamento 2011
Segundo o Detran, a inadimplência referente ao licenciamento anual de veículos gira em torno de 36% o que representa mais de 288 mil veículos, de uma frota de 787.912. Para incentivar o pagamento em dia, o superintendente do Detran anunciou que em 2012 serão implantados terminais de autoatendimento em diversos pontos, além da volta de entrega domiciliar de boletos e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).




Inspeção documental no DETRAN/PB.
Foto: Fabiana Mota.

Governador diz que ODE é a maior ação da sua administração

Imprimir

Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 19h47
Entrega de cheques. Foto: José Marques/Secom-PB
“O Orçamento Democrático Estadual é a maior obra do Governo do Estado da Paraíba. Por meio dele, estamos construindo novas mentalidades. Estamos construindo um novo futuro para o Estado. Estamos avançando em todos os aspectos.” A declaração é do governador Ricardo Coutinho, ao empossar conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE), em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (25), no Palácio da Redenção. Foram empossados 60 conselheiros, sendo 36 da 1ª Região (João Pessoa) e 24 da 14ª Região (Mamanguape).
Antes da solenidade de posse, a subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, fez uma explanação acerca das diretrizes e dos números alcançados pelo ODE desde a sua implantação, em abril deste ano. Segundo ela, o ODE é um instrumento de gestão que assegura à população civil da Paraíba vez e voz nas decisões de governo, por intermédio do acompanhamento e fiscalização de obras, serviços e demais ações de interesse coletivo nas 14 regiões geoadministrativas do Estado.
O conselheiro José de Arimatéia de Oliveira (Santa Rita), representando os demais conselheiros do OD Estadual, disse ser uma honra fazer parte da nova história que começa a se desenhar na Paraíba. “Ricardo instalou a democracia no governo. E nós estamos fazendo valer nosso direito”, ressaltou Oliveira.
Guarabira – Neste sábado (26), o Governo do Estado empossará mais 40 conselheiros da 2ª Região (Guarabira), às 9h30, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Guarabira. Ainda nesta sexta-feira, durante o período da tarde, são empossados mais 32 conselheiros da 3ª Região (Campina Grande).
O ODE já empossou os conselheiros das regiões de Monteiro (5ª região), Sousa (10ª região), Cajazeiras (9ª região), Patos (6ª região), Itaporanga (7ª região), Itabaiana (12ª região) e João Pessoa (1ª região).



 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Governador recebe ministra dos Direitos Humanos

Imprimir

Segunda-feira, 21 de novembro de 2011 - 21h37
Reunião aconteceu no Palácio da Redenção.Foto: Francisco França/Secom-PB
O Governo do Estado vai aderir aos programas do Governo Federal que protegem vítimas e testemunhas ameaçadas, além de contribuir no que estiver ao seu alcance para acabar com a impunidade na Paraíba. A garantia foi dada pelo governador Ricardo Coutinho à ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, durante reunião com a missão do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), na tarde desta segunda-feira, no Palácio da Redenção.
Durante o encontro, o governador manifestou indignação contra qualquer tipo de execução sumária e, no caso específico do advogado Manoel Mattos, assassinado em 2009 após denunciar a ação de grupos de extermínio na fronteira entre Pernambuco e Paraíba, colocou o Governo do Estado à disposição da Polícia Federal para a elucidação do crime, disponibilizando todas as informações em relação aos mandantes.
De acordo com Ricardo, enquanto o caso esteve na alçada do Estado, foram presas cinco pessoas (os executores). Ele ainda destacou algumas ações que já vêm sendo adotadas desde o início do ano para por fim à impunidade, a exemplo da reestruturação das Polícias Militar e Civil, dotando-as de ouvidoria coordenada por pessoa indicada pelo Conselho dos Direitos Humanos, e implantação de uma nova corregedoria de polícia.
“O Governo do Estado quer contribuir com tudo o que esteja ao seu alcance para que a gente possa pensar em viver momentos sem impunidade”, declarou o governador, enfatizando que “é preciso acabar com a impunidade e dizer claramente ao país que não se pode mandar matar alguém por ser ativista dos direitos humanos, ou algo parecido, e tudo ficar por isso mesmo. Esse é um trabalho sobre o qual não só estamos de acordo, como totalmente à disposição”.
Parceria – A ministra Maria do Rosário destacou a parceria com o Governo da Paraíba no enfrentamento aos grupos de extermínio e disse que, na audiência com o governador, pôde verificar que todas as medidas estão sendo tomadas para acabar com a impunidade, em especial dos crimes ocorridos na divisa da Paraíba com Pernambuco (Pedras de Fogo-Itambé), onde, segundo o Ministério Público Estadual, ocorreram 200 assassinatos.
E ressaltou: “Junto com o Governo da Paraíba, o Governo Federal estará trabalhando com mais afinco para que estes crimes não fiquem impunes e, contando também com a parceria de Pernambuco, esperamos ter condições de modificar essa história, para avançar e acabar definitivamente com os grupos de extermínio que atuam nesta região. O Brasil deve estar mobilizado contra milícias e grupos de extermínio. Esta é uma questão de direitos humanos, de segurança pública e de Justiça”.
Esperança – A mãe do advogado Manoel Mattos, Nair Ávila, também presente à reunião, disse que o encontro com o governador Ricardo Coutinho a deixou mais esperançosa. “Confio neste governo e tenho certeza de que o governador, sendo um homem íntegro, dará apoio a esse trabalho. Não quero que outras mães passem o que estou passando”, afirmou.

Missão – A missão do CDDPH em JoãoPessoa, liderada pela ministra Maria do Rosário, é monitorar o andamento das investigações do caso Manoel Mattos, assassinado em 2009, após denunciar a ação de grupos de extermínio na fronteira entre Pernambuco e a Paraíba.
A apuração do caso e do envolvimento de cinco suspeitos ocorreria na Justiça Estadual da Paraíba, caso a Procuradoria-Geral da República (PGR) não tivesse pedido a federalização. Esta é a primeira vez que o Incidente de Deslocamento de Competência é aplicado.
Participaram ainda da missão do CDDPH o vice-presidente do órgão, Percílio de Sousa Lima Neto, a coordenadora-geral, Christiana Freitas, e as conselheiras Ivana Farina e Izabela Lima. O deputado federal Luiz Couto também participou da reunião no Palácio da Redenção.



 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


A defesa do pré-sal e a mensagem da Líbia

Se quiser de fato ter soberania nacional sobre o petróleo pré-sal, o Brasil deve investir, até 2030, nada menos que 223,5 bilhões de reais para dotar o país de poder naval do porte das riquezas a defender. Foi esta  a tônica de audiência pública realizada na Comissão de Relação Exteriores do Senado, nesta semana, com depoimentos de autoridades militares. O tema: “Como defender o pré-sal?”,  Despertou vivo interesse no corpo diplomático, lá presente. Mas, não teve cobertura da mídia convencional à altura da envergadura dos temas ali tratados,  afinal, decisivos para os destinos da Nação, mesmo para quem tem reservas, políticas ou filosóficas, a temas militares.

Vale constatar: defesa nacional não é debate prioritário na sociedade brasileira hoje, para o que contribui, em boa medida, o não fornecimento de informações objetivas por parte da mídia à sociedade, em contraste do estardalhaço sensacionalista da overdose de coberturas sobre violência e criminalidade, sob clichê de segurança pública. Tampouco  é  tema com presença regular na agenda das forças progressistas, muito embora o Governo Lula tenha  dado uma boa mexida  na Política Nacional de Defesa.

As autoridades militares deram o tamanho do problema: o Brasil precisa ter 20 novos submarinos convencionais e pelo menos seis nucleares. Precisa ainda de uma segunda esquadra. Sem esquecer, a continuidade do Programa Nuclear, que recebeu novos aportes durante o governo Lula.  Enfatizou-se: isto não é megalomania, mas indispensável poder de dissuasão em tempos de paz para evitar o conflito armado. Leia-se, tempos em que o mundo dispõe de reservas petrolíferas para apenas mais 45 anos e os EUA para apenas mais 10 anos. Tempos em que os EUA estão tomando na marra as riquezas energéticas de quem as possui, invadindo o Iraque, o Afeganistão e agora, com carnificina selvagem, a Líbia.

Um dos expositores, o professor da Escola Superior de Guerra, Simon Rosental,  desenvolveu um pouco mais o quadro internacional em que  deve ser programada e planejada a forma mais adequada para garantir a soberania nacional sobre as riquezas do pré-sal. “ O Brasil descobriu o pré-sal quando no mundo as reservas declinam. O que devemos fazer? Utilizar as três Forças conjuntamente para garantir poder de dissuasão sobre toda essa área e defender a soberania e a integridade do país. É comum ouvir que não há necessidade de recursos para as Forças Armadas, pois estamos no Atlântico Sul, o lugar mais tranquilo do planeta. Há certa verdade nisso, mas o erro é o foco. A ameaça vem da linha do Equador para cima” — alertou o especialista. 

Área sensível

Ampliando este raciocínio, o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, ­brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, sustentou em sua exposição que a região onde estão localizadas as reservas do pré-sal será uma "área sensível" do território brasileiro,  e que o país precisará estar preparado para garantir "pronta resposta" a qualquer ameaça externa.
“O pré-sal é e será ponto de cobiça. Trata-se de uma riqueza que precisa ser defendida, por isso a dissuasão deve ser permanente” ressaltou Baptista.
Informando que na região será construído um dos mais modernos sistemas de controle de tráfego aéreo do mundo, o Brigadeiro, destacou que  Aeronáutica aguarda  ansiosa a decisão sobre a compra dos jatos supersônicos. Recentemente, em entrevista á TV Senado, Ozires Silva, fundador da Embraer, disse que estes contratos para a compra de aviões  devem ser dados não a  estrangeiros, mas  àquela indústria aeronáutica nacional, assegurando que ela teria plenas de fabricar aqui mesmo os caças indispensáveis. “A Boeing também terceiriza parte do que produz. Nenhuma empresa produz todos os componentes fundamentais, Se derem a oportunidade a Embraer dá conta do recado”, assegurou.  Construir aqui gera emprego, tecnologia e, especialmente, independência tecnológica.
“Armas, o último argumento” ?
 Diante da magnitude do volume de recursos mencionados para de verdade organizar uma defesa soberana do petróleo do fundo do mar, o  senador Cristovam Buarque, que presidiu a audiência pública, assinalou que, se os investimentos para defesa dos recursos do pré-sal forem maiores do que os previstos para a defesa do país, isso deve ser feito com recursos provenientes dessas próprias riquezas e "não da nação brasileira como um todo. Nenhuma menção foi feita ao fato de Brasil esterilizar,  anualmente, uma  verdadeira montanha de recursos para o pagamento dos encargos da dívida  -  já chamada de a Bolsa Selic, regiamente paga aos que odeiam o Bolsa Família  -    muito embora problemas cruciais continuem a ser não enfrentados, entre eles o da defesa do país. Isto é, o Brasil se dá ao luxo de direcionar enorme fluxo de  recursos orçamentários para os rentistas, em que pese não ter recursos para controlar o tráfico de armas e, pior ainda, em que pese a gravidade do cenário internacional hoje, com crescentes intervenções militares imperiais, de multiplicação de seus orçamentos bélicos.

 Assim, , o que se pode dizer pode-se dizer após uma audiência com duros alertas de especialistas é que , diante do porte do país e das riquezas a defender,  o Brasil ainda anda desarmado. A audiência foi encerrada com citação de provérbio romano: “Nossa soberania termina onde finda o alcance de nossas armas”. Tudo indica, na caserna entendeu-se com mais realismo a Mensagem da Líbia, enviada pelo império, consumidor viciado em petróleo. Não devem as forças progressistas agendar concretamente, sob a sua ótica,  o debate da sinistra Mensagem da Líbia.?  Ao participar, em julho, de uma reunião ampliada na Escola Superior de Guerra,  quando estava em curso o bombardeio sobre a Líbia, Lula sintetizou numa frase: “se fizeram com a Líbia, podem fazer com outro país depois”.
 Afinal, convém lembrar que face ao seqüestro do Conselho de Segurança da ONU pelos poderes imperiais, atropelando qualquer vestígio de legalidade e arrancando resoluções na marra, o que pode estar sendo colocado em prática é  outro provérbio romano:  “Armas, o último argumento”.  
Beto Almeida, Jornalista

sábado, 12 de novembro de 2011

Importar delegados da Paraíba?

A sugestão partiu de um cidadão que publicou este inédito anúncio no jornal Tribuna do Norte, de Natal, na edição de hoje, na página 02 do caderno Economia. Desconheço o signatário e os motivos que o levaram a publicar o anúncio. Sem comentários.
Posted by Picasa

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Polícias intensificam ações contra criminalidade nas divisas de quatro Estados

 

Quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 17h04
Combater os crimes patrimoniais, em especial, os ataques com explosivos a caixas eletrônicos e assaltos a instituições financeiras nas divisas são o foco principal da operação “Divisa segura”, que integra policiais civis e militares dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Desde a primeira reunião de trabalho das autoridades, realizada no mês de agosto, em Sousa, no Sertão paraibano, já foram planejadas e executadas mais de 15 operações entre os Estados vizinhos.
O trabalho resultou em dezenas de prisões, além da apreensão de 50 armas de fogo e 75 veículos. Só na Paraíba, 15 pessoas foram presas, 28 veículos foram apreendidos (motos e carros) e 16 armas de fogo tiradas de circulação. Também foi apreendida mais de meia tonelada de material explosivo.
De acordo com o coronel José de Almeida Rosa, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos e um dos coordenadores da operação, o trabalho conjunto tem sido fundamental para a redução dos crimes patrimoniais no Nordeste. “De agosto a novembro, tivemos uma queda significativa no número de explosões de caixas eletrônicos, principalmente nos Estados que integram a operação. Para se ter uma idéia, no mês de outubro, não registramos nenhuma ocorrência e nem mesmo tentativas na Paraíba”, afirmou o coronel, adiantando que as ações deverão ser intensificadas no mês de dezembro.
O êxito do trabalho conjunto tem motivado a participação de outras unidades da Federação. É o caso dos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Piauí, que passarão a fazer parte da ação. “A tendência é que essa integração aconteça não só no Nordeste, mas em todo o País”, destacou o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Raymundo Silvany.
Em três meses, foram realizadas reuniões de trabalho em Sousa, Mossoró, Serra Talhada, Juazeiro do Norte, e mais recentemente, em Maceió. Entre as cidades limítrofes já visitadas pela operação estão Alcantil (PB), Desterro (PB), Guarabira (PB), Princesa Isabel (PB), Flores (PE), São José do Sabugi (PB), Brejinho (PE), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Itapetim (PE), Icó (CE) e Santana (RN).
A Operação Divisa Segura é permanente e acontece em dias considerados estratégicos. Além dos crimes patrimoniais, a operação também combate o tráfico de drogas, com apreensão de crack e maconha e prisão de suspeitos.

Fonte:SECOM/GOV./PB.

Governo colocará camêras no interior da Paraíba.

Batalhão utilizará vigilância eletrônica em vias públicas

 

Quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 17h12
A Polícia Militar lançou nesta quinta-feira (10) em Cajazeiras, no Sertão, o Previu – Projeto de Vigilância Eletrônica das Vias Urbanas – que resulta de uma parceria entre o 6º BPM, a Prefeitura Municipal e o Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Cajazeiras (Sindibens). O lançamento ocorreu na sede da Câmara de Diretores Lojistas (CDL).
O Previu instalou câmeras de vídeo nas principais vias de Cajazeiras. As imagens são transmitidas, 24 horas por dia, em rede de fibra ótica, para a central de monitoramento no quartel do 6º Batalhão de Polícia Militar. O projeto também conta apoio da CDL, Associação Comercial e Industrial de Cajazeiras e empresas locais.
A central possui joystick que direciona as câmeras para pessoas em atitude suspeita, podendo dar zoom de alta aproximação. Em sua fase inicial, foram instaladas câmeras nas ruas Padre Manoel Mariano e Coronel Juvêncio Carneiro.
Os equipamentos foram instalados em pontos elevados, de forma que será possível ver a ação de arrombadores que costumam invadir os imóveis pelo teto. O investimento será rateado entre o Sindibens, a Prefeitura Municipal de Cajazeiras e o comércio instalado no local.

Fonte: SECOM/PB.

domingo, 6 de novembro de 2011

Ex-deputado é preso tentando comprar bebê por R$4mil em Fortaleza (CE)

Sexta, 04 de Novembro de 2011 10h03 
Por Márcio Rangel, do Diário da Borborema 

O ex-deputado estadual da Paraíba e ex-pastor da Igreja Universal, Fausto Henrique Almeida de Oliveira, conhecido como Pastor Fausto, foi preso na manhã desta sexta-feira, dia 4, em Fortaleza (CE) acusado com envolvimento com tráfico de crianças. A prisão aconteceu depois de ele ter comprado, da própria mãe, uma criança em Terezinha (PI). o ex-parlamentar teria dado um apartamento e mais R$4mil pelo bebê.
O caso estava sendo investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente depois de denúncia feita pela própria mãe do bebê no último dia 24. Ela afirmou que um casal a abordou quando estava saindo de casa oferecendo assistência médica ao bebê e pagamento de cestas básicas à criança caso a criança lhe fosse entregue. Porém eles levaram a criança e não tornaram a devolvê-la.
Segundo o delegado James Guerra, a polícia então iniciou o trabalho de investigação. Em Teresina três pessoas foram identificadas como intermediárias na venda de crianças. Uma delas era vizinha da vítima e outras duas moram em outros bairros da capital.
A Polícia chegou ao ex-deputado através da sua companheira identificada apenas como Michele. Com o uso de uma fotografia os policiais chegaram até o apartamento de Fausto Henrique Oliveira e conseguiram cumprir o mandado de prisão. A companheira dele conseguiu fugir com a criança e até o momento não foi identificada.
As informações colhidas pela investigação podem chegar a uma rede de tráfico internacional de criança. O ex-deputado, que já havia sido preso em julho de 2010 por dirigir embriagado, deverá responder por subtração de incapaz para colocação em lar substituto e deverá ser levado para Terezinha ainda nesta sexta-feira, dia 4, por volta das 13h. Quando a mãe da criança, esta deve responder separadamente.
Outros crimes
No dia 26 de junho de 2010, Pastor Fausto foi preso por policiais militares e autuado pela delegada Ranielle Vasconcelos, na 1ª Delegacia Distrital em João Pessoa, acusado de embriaguez alcoólica e direção perigosa, sendo posto em liberdade após pagamento de fiança no valor de R$600.
A prisão do pastor Fausto aconteceu quando ele se encontrava com seu automóvel Volkswagem Polo, de placa KGP-7242, estacionado na Rua da Areia. Uma pessoa desconfiou de algo anormal tivesse ocorrido, ao verificar que o veículo do ex-deputado estava com o para-brisa quebrado e o capô amassado ligou para a Polícia.
Quando os Policiais Militares chegaram e fizeram a identificação do pastor, notaram que ele apresentava sinais de embriaguez e solicitaram que ele fizesse o teste do bafômetro, ele recusou e disse que havia atropelado um animal, mas não entrou em detalhes.

Traficante é preso com cartões do Bolsa Família e 65 pedras de crack

Sexta, 04 de Novembro de 2011 08h02 
Por Vanessa Furtado, com informações de Bruno Araújo 

Um homem foi preso na noite de quinta-feira, dia 3, com cartões do Programa Bolsa Família do Governo Federal, em uma boca de fumo no município de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), Sebastião Antônio de Souza, de 59 anos, era o comandante da boca e foi detido graças a denúncias anônimas.
Ainda segundo a polícia, Sebastião recebia os cartões do programa social como garantia de pagamento de dívidas de usuários de drogas. Com eles foram encontrados também 65 pedras de crack, aparelhos celulares, câmeras fotográficas, computadores portáteis e cerca de R$800 em dinheiro.
O traficante e todo o material apreendido foram levados para a 7ª Delegacia Distrital e em seguida transferido para a Central de Polícia, em João Pessoa. Sebastião deve ser transferido para uma unidade prisional ainda na manhã desta sexta-feira, dia 4, onde aguardará decisão da justiça.
Fonte: O Norte.

Enquanto Bananeiras espera a estrada asfaltada para a Chã do Lindolfo...

Ricardo inaugura sexta rodovia em dez meses de governo


Sábado, 05 de novembro de 2011 - 01h44
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, no final da tarde desta sexta-feira (4), a sexta pavimentação de estrada este ano. Desta vez, foi a PB-393, que liga a Instância Termal Brejo das Freiras ao município Poço José de Moura, no Sertão paraibano. Na obra, foi investido um total de R$ 4.448.065,99, recurso oriundo do Tesouro do Estado e da Corporação Andina de Fomento (CAF), beneficiando uma população de 22.179 habitantes.
O governador falou da satisfação de voltar à cidade para entregar a rodovia pavimentada e agradeceu às centenas de pessoas reunidas na praça. Na ocasião, ele anunciou que hoje, no Estado, estão em obras 25 rodovias, entre novas pavimentação e restaurações. “Estou agradecido a cada um de vocês e feliz pela oportunidade de contribuir com a realização desse sonho”, declarou o governador. Ele também agradeceu pelo título de cidadão de Poço José de Moura, uma propositura dos vereadores Geraldo Wilson e Marcos Gabriel.
O prefeito de Poço José de Moura, Manoel Alves Moura, agradeceu o presente dado à cidade. “Hoje é meu aniversário, não poderia comemorar de maneira melhor”, disse. O vice-prefeito Paulo Braz também festejou a conquista histórica da cidade.
Os prefeitos de Joca Claudino, de Uiraúna, de Poço Dantas, de Santa Helena, de Carrapateira, além de diversos vereadores e outras lideranças da região, prestigiaram a inauguração da nova estrada. Também participaram do evento os secretários Efraim Morais, de Infraestrutura, e Lindolfo Pires, da Casa Civil do Governador, além do superintendente do DER, Carlos Pereira; o deputado estadual José Aldemir; e o ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antonio.
Nova realidade – Em Poço José de Moura, os principais serviços executados foram terraplenagem em cortes e aterros, sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, pavimentação asfáltica, cercas delimitadoras da faixa de domínio, gramagem, paisagismos em taludes e sinalização vertical e horizontal.
A pavimentação da rodovia vai aumentar o desenvolvimento socioeconômico do Estado, modernizar a infraestrutura rodoviária, integrar a sede dos dois municípios à malha rodoviária estadual pavimentada e facilitar o escoamento da produção regional, além de melhorar o bem estar e a qualidade da vida da população local, como também oferecer conforto e segurança aos usuários da rodovia.
A rodovia tem tráfego médio diário de mais de 200 veículos, entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos. Serão beneficiados os municípios de São João do Rio do Peixe e Poço Zé de Moura.
O cidadão Antenor Barbosa, 78 anos, sonhava com a estrada asfaltada e considera o asfalto a mais importante obra da história do município. A aluna Simone Nascimento escreveu uma carta ao governador, agradecendo em nome da população a obra da estrada. A carta foi lida em público pelo vereador Geraldo Wilson.
Outras estradas – Ricardo Coutinho ressaltou que a Paraíba investe, atualmente, R$ 340 milhões em estradas e que a presidente Dilma Rousseff assegurou um novo empréstimo – assim, mais R$ 250 milhões serão destinados à pavimentação de pelo menos 20 novas estradas.
O Programa Caminhos da Paraíba, em plena execução, contempla 34 trechos rodoviários no Estado, que totalizam 1.019 quilômetros de extensão. Desse total, 650 quilômetros são novas pavimentações, e os outros 369 quilômetros são obras de restauração de rodovias. Os recursos totalizam US$ 154 milhões.
De acordo com o governador, a Paraíba tem 2,5 mil quilômetros de rodovias. No início deste ano, 54 municípios ainda não tinham acessos pavimentados. Trinta deles estão incluídos no Caminhos da Paraíba. “Os benefícios diretos com estradas pavimentadas e sinalizadas chegarão a 1,2 milhões de pessoas de 80 municípios paraibanos”, afirmou.
Este ano, o governador já inaugurou a PB-214, de Sumé a Congo (31 quilômetros); a PB-325, de Catolé do Rocha a Patu-RN (18,3 quilômetros); a PB-Sousa/Lastro (27,5 quilômetros); e a PB-087 (21,2 quilômetros), que beneficiou diretamente mais de 37,7 mil habitantes dos municípios de Areia, Pilões e Cuitegi. O Governo do Estado também realiza obras como a operação Tapa Buraco, em todas as regiões.

Feirantes com barracas incendiadas têm linha de crédito em Campina Grande


Sexta-feira, 04 de novembro de 2011 - 21h24
O Governo do Estado, por meio do Empreender Paraíba, vai abrir uma linha de crédito especial para os feirantes cujas barracas foram incendiadas na última quarta-feira (2), no Mercado Central, em Campina Grande. Cada comerciante pode receber financiamento de até R$ 15 mil. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, durante reunião com os feirantes, nesta sexta-feira (4), na Secretaria de Interiorização. Ao todo, 19 serão contemplados.
O secretário explicou que o Governo vai liberar os recursos após efetivar os cadastros. “Nós estamos montando uma linha para tentar minimizar o estrago. Vamos liberar recursos do Empreender de forma individual para que cada feirante, de forma rápida, possa reestruturar o seu negócio nesse período de aquecimento das vendas”, disse.
O feirante Israel Neves destacou que o financiamento chegou no momento em que mais precisava de recursos para retomar os negócios. “Não sei como agradecer ao Governo por abrir esta linha de crédito e nos ajudar a recomeçar do zero”, ressaltou Israel, que vende bolsas e acessórios.
O cabeleireiro José Carlos revelou que, com os recursos, vai remontar a barraca e comprar os produtos para vender. “Tudo o que tinha virou cinzas com o incêndio, mas agora chegou a luz da esperança com o projeto Empreender”, frisou.