quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Polícias intensificam ações contra criminalidade nas divisas de quatro Estados

 

Quinta-feira, 10 de novembro de 2011 - 17h04
Combater os crimes patrimoniais, em especial, os ataques com explosivos a caixas eletrônicos e assaltos a instituições financeiras nas divisas são o foco principal da operação “Divisa segura”, que integra policiais civis e militares dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Desde a primeira reunião de trabalho das autoridades, realizada no mês de agosto, em Sousa, no Sertão paraibano, já foram planejadas e executadas mais de 15 operações entre os Estados vizinhos.
O trabalho resultou em dezenas de prisões, além da apreensão de 50 armas de fogo e 75 veículos. Só na Paraíba, 15 pessoas foram presas, 28 veículos foram apreendidos (motos e carros) e 16 armas de fogo tiradas de circulação. Também foi apreendida mais de meia tonelada de material explosivo.
De acordo com o coronel José de Almeida Rosa, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos e um dos coordenadores da operação, o trabalho conjunto tem sido fundamental para a redução dos crimes patrimoniais no Nordeste. “De agosto a novembro, tivemos uma queda significativa no número de explosões de caixas eletrônicos, principalmente nos Estados que integram a operação. Para se ter uma idéia, no mês de outubro, não registramos nenhuma ocorrência e nem mesmo tentativas na Paraíba”, afirmou o coronel, adiantando que as ações deverão ser intensificadas no mês de dezembro.
O êxito do trabalho conjunto tem motivado a participação de outras unidades da Federação. É o caso dos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Piauí, que passarão a fazer parte da ação. “A tendência é que essa integração aconteça não só no Nordeste, mas em todo o País”, destacou o secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Raymundo Silvany.
Em três meses, foram realizadas reuniões de trabalho em Sousa, Mossoró, Serra Talhada, Juazeiro do Norte, e mais recentemente, em Maceió. Entre as cidades limítrofes já visitadas pela operação estão Alcantil (PB), Desterro (PB), Guarabira (PB), Princesa Isabel (PB), Flores (PE), São José do Sabugi (PB), Brejinho (PE), Santa Cruz do Capibaribe (PE), Itapetim (PE), Icó (CE) e Santana (RN).
A Operação Divisa Segura é permanente e acontece em dias considerados estratégicos. Além dos crimes patrimoniais, a operação também combate o tráfico de drogas, com apreensão de crack e maconha e prisão de suspeitos.

Fonte:SECOM/GOV./PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário