terça-feira, 16 de dezembro de 2014


Operação da PF desarticula rede de tráfico interestadual de drogas

Publicação: 2014-12-16 16:30:00 | Comentários: 0Fonte: Tribuna do Norte - Natal/RN

A Polícia Federal da Paraíba deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Paçaguá, que visa combater o tráfico interestadual de drogas em sete estados do Brasil. Cerca de 80 mandados de busca, prisão e apreensão foram cumpridos durante a ação. No Rio Grande do Norte, foram três mandados cumpridos na cidade de Mossoró, na região Oeste.

De acordo com o delegado Luciano Patury, da Delegacia da Polícia Federal de Campina Grande, a organização criminosa estava sediada em na cidade do interior paraibano, de onde coordenava a distribuição de drogas nos bairros Jeremias, Pedregal, Monte Santo, Malvinas e Bodocondó, além de outros seis estados. "Era uma grande rede distribuição que atuava em todo o interior paraibano e outras cidades do Nordeste. Foram cumpridos mandados no Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além do estado do Paraná, na região Sul", explicou ele.

A organização comandava o tráfico na cidade e estava associada a grupos no município de São Bento, no Sertão paraibano, Foz do Iguaçu, no Paraná, além da cidade de São Paulo. "Essa droga vinha principalmente do Paraná, por meio da cidade de Foz do Iguaçu, e do estado de Mato Grosso do Sul. O material era trazido em caminhões escondido em cargas, ou em veículos de pequeno e médio porte, escondidos em fundos falsos", disse o delegado da PF.

Ainda segundo Luciano Patury, em Campina Grande funcionava o centro da organização, que tinha bases nos demais estados. Em Mossoró, foram cumpridos três mandados de prisão, busca e apreensão. "Todos os mandados previstos para Mossoró foram cumpridos. A droga que ia para lá atendia ainda cidades menores que ficam próximas e outras cidades da Paraíba e do Ceará", contou ele.

Ao todo, dos 49 mandados de prisão, 36 foram cumpridos. Houve ainda 27 mandados de busca e apreensão emitidos, com 26 execuções, e quatro mandados de condução coercitiva, sendo três cumpridos. "Conseguimos apreender 93 quilos de maconha, além da prisão em flagrante de um homem que estava com arma de fogo sem registro e uma pequena quantidade de crack", disse Patury. Além do material, foram apreendidos também um dois carros e cerca de R$ 14 mil.

A investigação foi coordenada pela Delegacia da Polícia Federal de Campina Grande e contou com o apoio da Delegacia da PF de Patos, na Paraíba, sendo iniciada há um ano e meio. Até o momento, foram apreendidos 270 quilos de cocaína e crack, além de uma tonelada de maconha, com 28 pessoas presas durante o período.

O inquérito, de acordo com o delegado, tem o prazo de 30 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

O nome da Operação Paçaguá refere-se ao termo da língua indígena tupi-guarani relacionado ao instrumento de pesca, composto por uma pequena rede na extremidade de uma vara, utilizado para recolher grandes peixes fisgados com o anzol. Todos os detidos serão encaminhados para o Sistema Prisional da Paraíba e irão responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico de drogas e organização criminosa armada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário