Agricultor familiar de Lagoa de Dentro terá Centro de Produção de Beneficiamento de frutas
Segunda-feira, 18 de julho de 2011 - 18h48
Os agricultores familiares de Lagoa de Dentro, todos produtores de frutas, decidiram pela implantação de uma unidade de polpa para aproveitar a produção de abacaxi, caju e manga. A decisão foi tomada durante reunião com técnicos da Emater Paraíba local, que teve a participação dos extensionistas George Firmino do Nascimento, gerente local; Alexandre Marques, coordenador regional de Guarabira; e os técnicos Genival Soares e Manoel Quintans. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Maricélio do Nascimento, o secretário da Agricultura do município, Adriano Freire, e a prefeita Sueli Freire também participaram das discussões.
O Centro Comunitário de Produção que os agricultores familiares decidiram construir terá apoio da Eletrobrás, e além de polpas de frutas também poderá beneficiar carne de base familiar. A iniciativa partiu da Associação dos Produtores de Abacaxi de Lagoa de Dentro, que representa 80% da produção familiar dessa cultura no município, ocupando 500 hectares.
Ficou acertado que com apoio da Emater, empresa vinculada à Secretaria da Agropecuária e da Pesca, serão realizados levantamentos da área produtiva, pesquisa de mercado e aquisição de um terreno para construção do Centro, a ser obtido junto à prefeitura municipal. Serão feitas vistorias sanitárias e a instalação dos equipamentos, que devem ser doados pelo Eletrobrás.
O presidente do CMDRS, Maricélio do Nascimento, que também é agricultor familiar, disse que essa iniciativa trará benefícios com a geração de empregos e renda no município, e que a produção poderá ser adquirida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição Alimentar (PAA).
Fonte: SECOM/PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário