Fonte :PBagora há 58 minutos.
Força Nacional ajudará a combater o crime organizado na PB
A tropa deverá permanecer no estado por 90 dias, a partir de hoje , prazo que pode ser prorrogado caso haja necessidade. De acordo com a portaria, a atuação ocorrerá em "caráter episódico e planejado, sob o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública" estaduais. Sem detalhar o número de profissionais que apoiará as ações do programa, diz apenas que o quantitativo "obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação".
Segundo a publicação, o envio das tropas atende à manifestação expressa do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, "quanto à necessidade de apoio do governo federal nas ações de segurança pública e defesa civil para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", conforme solicitação feita em ofício de 26 de abril.
A Paraíba é o segundo estado a receber as ações do Brasil Mais Seguro. O programa foi lançado inicialmente, em caráter piloto, em Alagoas, onde foi criado em junho de 2012. Segundo o ministério, a iniciativa ajudou a reduzir em 12% os índices de criminalidade violenta no estado.
Em outra portaria publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União, o Ministério da Justiça prorrogou a atuação dos agentes da Força Nacional de Segurança Pública que participam da Operação Tambiá, também na Paraíba. A operação tem o objetivo de solucionar casos de homicídios ocorridos na região metropolitana de João Pessoa e contribuir para a queda da taxa de assassinatos. A Força Nacional, que está no local desde agosto de 2011, continuará atuando na operação por mais 120 dias. Em dezembro do ano passado, a permanência da tropa já havia sido prorrogada pelo Ministério da Justiça.
Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário