segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bido, professor que ressuscitou o lesô.



João Vital, professor de matemática,
Horticultor e ressuscitador do “Lesô”.
Luiz Gonzaga Cortez.

Na Escola Municipal Pedro Augusto de Almeida, conhecida como Escola Normal, em Bananeiras/Paraíba, o professor de matemática João Vital, é exemplo de mestre polivalente que merece ser imitado pelas escolas públicas do Brasil. Por quê? Sózinho, o professor Bido, como é popularmente conhecido, ministra aulas de matemática para centenas de alunos, diuturnamente, e cuida de uma horta de legumes e verduras nos espaços vazios da “Escola Normal”, fornecendo componentes da alimentação escolar e se “entretendo  com a natureza”.
A horta, de baixo custo, tem mais de 80 m² com pés de cenoura, alface,  cheiro verde, hortelã, pimentão, tomate cereja, pepino, jerimum, acelga, brócolis, espinafre , jiló, batata doce, soja (pés experimentais) e banana. O professor João Vital não usa agrotóxicos e nunca teve orientação agronômica. “Eu faço tudo sozinho porque ninguém se interessou em aproveitar os espaços da escola. Eu roço, planto, agou as plantas, arranco o mato e reaproveito tudo para adubar a terra. Deu uma praga em alguns pés de acelgas e eu não sei como tratar a doença. Por isso, já procurei a escola agrícola de Bananeiras, mas o agrônomo não apareceu ainda. Espero que ele venha nos ajudar, pois foi a primeira praga que apareceu aqui”. Chova ou faça sol, nos dias úteis, fins de semana ou feriados, o professor Vital está na escola cuidando da horta ou dando aulas. Ele já tem 30 anos de magistério e não tenciona se aposentar. Homem de cultura, ele se dedica, ainda, a resgatar a dança folclórica conhecida como “Lesô”, originária do povoado “Gruta de Antonia Luzia”, a quatro do centro de Bananeiras, cidade do Vale do Brejo paraibano, a 150 quilometros de Natal/RN.
As alunas da Escola Normal de Bananeiras usam saias de pregas ( plissadas). A moda consumista não quebrou a tradição e tornam as mocinhas as estudantes mais graciosas da região. A propósito de Bananeiras, é bom lembrar que “Lesô” é considerada uma dança folclórica, pois quem chegar na festa sem a parceira, os dançarinos oferecem a companheira. Depois de dançar, tem que devolver a moça do mesmo jeito. Se não cabe recusa a uma dose de cachaça e um copo de cerveja, avalí rejeitar a dama. Se um dia, o leitor for participar de um lesô, na “Gruta”, zona rural de Bananeiras/PB, não faça o teste.
Luiz Gonzaga Cortez é jornalista e pesquisador.
O professor Bido é o do meio, camiseta branca, ao lado dos seus irmãos José e Antonio Vital. Em pé, à esquerda, está João do PT, apelido de João Jeronimo dos Santos (dono do Bananeiras Bar) e o popular Maguila, todos de Bananeiras. Maguila é o apelido de Josenildo Mariano dos Santos, cantor do "Luar da Serra" e um dos melhores cantores da última edição do "Caminhos do Frio". Os três irmãos me convidaram e fomos para a casa de João PT (não confundir com o partido de Lula), onde tomamos umas doses e subimos para outras bandas de Bananeiras.
O cantor Maguila recebe convites para cantar em festas particulares e públicas. Pode procurar por Maguila no Bananeiras Bar, no Mercado Público de Bananeiras, Centro.
Observação: foto feita na casa de João PT, em junho de 2011. Atualização de texto: 07.08.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário