sábado, 23 de julho de 2011

Lesô: nova apresentação no dia 27, às 18 horas.

A dança antiga conhecida como Lesô será apresentada no dia 27, a partir das 18 horas, no povoado Gruta de Antonia Luzia, a 4 quilometros de Bananeiras. Haverá apresentações do lesô, uma festa folclórica que parece como um conjunto de danças de roda e lapinha. Há quem acredite que o lesô é derivada do coco zambê, muito praticada em de Goianinha, no Rio Grande do Norte. Por sinal, a família Grilo, de Bananeiras, rtem laços com Goianinha, inclusive com a família de Ormuz Simonetti. Um detalhe para o pesquisador: até o ano passado, não existia nenhuma referência bibliográfrica nem na Internet sobre o lesô. O doutor em música Eugênio Lima pretende conhecer o lesô.
 O professor João Vital e o seu irmão José, vereador, são os pioneiros incentivadores do lesô, na minha opinião, com o apoio cultural da prefeita Marta Ramalho.
O riacho da Gruta de Antonia Luzia, próximo do local onde haverá o lesô. Ao fundo, os irmãos Vital, o professor Bidu e Bandeirinha.
O local poderia ser tornar um bom ponto turístico, um balneário, por exemplo, mas o acesso viário é em estrada de barro que fica escorregadia em época de chuvas. Aliás, escorrega mais do que sabão. Mas ninguém fica atolado. A gruta é na Chã do Lindolfo.

A Chã é outro povoado da zona rural de Bananeiras/PB. A casa pertence a família Grilo, herdeira de Clave Grilo. Os seus descendentes moram em João Pessoa e Campina Grande. Os irmãos José, Antonio e Macelo B. Grilo são seus netos. Marcelo é professor do curso de engenharia mecânica em na UFCG.
Para as festas dos Caminhos do Frio vários potiguares estarão em Bananeiras.
Atenção Josemar, do Restaurante Central, aumente o estoque de cervejas e cachaças.

2 comentários: