sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lula terá candidato a prefeito de João Pessoa.

Política

Tamanho da letra
Sexta, 19 de Agosto de 2011 - 11h21

Lula será cabo eleitoral da candidatura de Cartaxo a prefeito de JP, diz Berzoini, condenando subserviência do PT ao PSB


Em visita ao Sistema Correio de Comunicação, o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) e ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, apontou o nome de Luciano Cartaxo como pré-candidato na disputa à Prefeitura de João Pessoa.
Ele declarou que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva virá ao Estado ser cabo eleitoral. "Logo após a convenção, Lula virá, sim, a João Pessoa reforçar a candidatura do PT aqui." disse ele.
ricardo berzoini
Berzoini descartou a possibilidade do partido ser vice nas eleições de 2012 e criticou o que chamou de 'subserviência' do PT local ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), do governador Ricardo Coutinho.
"Isso é uma decisão local, mas todos os parlamentares petistas da Paraíba sinalizam que querem candidatura própria em João Pessoa. Luciano Cartaxo tem um vasto currículo e já foi vice-governador do Estado, e está preparado para enfrentar esse desafio." informou.
ricardo berzoini
Em entrevista ao repórter Éclinton Monteiro, da rede Correio Sat, o petista afirma que é legítima a participação do PT na administração de Luciano Agra (PSB). "Já que o partido apoiou Ricardo Coutinho na eleição." afirmou.
Com essa declaração, Berzoini acirra ainda mais a disputa entre os filiados na Paraíba, já que alguns defendem, na Capital, a candidatura própria de Cartaxo, enquanto outros apoiam a continuação do apoio ao prefeito Luciano Agra (PSB).
ricardo berzoini
Reforma Política
O deputado Ricardo Berzoini fez sua exposição destacando a oportunidade que é discutir os temas de sua exposição: “É uma boa oportunidade discutir a reforma política e estatutária do partido. Analiso esse papel do PT como ator, tendo como base o sindicalismo, de um partido que transforma há 31 anos a vida da população”.
De acordo com o deputado, o país vive sua maior trajetória democrática e o PT deve comemorar este fato: “Vivemos o maior período de democracia da história, com seis eleições democráticas para presidente, a mais recente sendo a da presidenta Dilma. Podemos comemorar, pois nossas gerações conquistaram para o povo brasileiro a vivência do seu maior período democrático”.
Ricardo Berzoini destaca, como um dos pontos da Reforma Política, o financiamento público de campanhas, fundamental para a existência da democracia: “Não é possível a existência de democracia plena quando há financiamento privado de campanha. O financiamento público de campanha democratiza”. Ele ainda exemplifica: “A quantidade de candidatos que se elegeram com menos de um milhão de reais é irrisória”.
Outro ponto destacado pelo deputado é o aumento da participação da população nos projetos: “Queremos assegurar a ampliação dos mecanismos de participação popular”. Ele destaca também a necessidade da participação dos movimentos e sindicatos no voto em lista preordenada, outro ponto abordado pela reforma política: “É fundamental que a CUT, em âmbito nacional e dos estados, e os movimentos sociais de luta pautem a lista”.
Estatuto
Em relação à Reforma Estatutária, o deputado Berzoini ressalta que devem ser reduzidos o individualismo e o exibicionismo no partido, apontando que é preciso haver debate com forte conteúdo ideológico. No entanto, ele explica a importância que o antigo estatuto teve para o PT: “O atual estatuto foi muito importante, nos ajudou nas eleições de Lula e de Dilma, mas é preciso avançar, para não termos como guia o poder político e econômico e sim o debate de ideias”.
Berzoini afirmou, ainda, que é preciso fazer com que as regras internas do partido se baseiem em uma disputa de ideias e de convencimento de pessoas, o que se buscará com a reforma estatutária. Também ressaltou que é preciso tornar as relações autênticas e reduzir os artificialismos, inclusive nas filiações: “O PT quer filiações sem o uso da máquina, que sejam espontâneas e que não sejam ‘filiações de rodo’”.
Ricardo Berzoini observou que o PT defende um socialismo participativo e defende que a Escola Nacional de Formação deve padronizar as plenárias, que tem o intuito de explicar aos novos filiados como é o partido e suas lutas. Além da questão das filiações, o deputado destacou a questão financeira (que propõe que dirigentes e filiados em cargos eletivos, comissionados ou partidários contribuam para o PT), a proposta do aumento da cota de mulheres para 40%, as eleições de delegados, entre outros temas.
Após a exposição, participaram do debate os seguintes integrantes da mesa: Luciano Cartaxo (deputado estadual e pré-candidato a prefeito), Jemima Marques (Setorial de Mulheres), Alexandre Almeida (presidente do Diretório Municipal de Campina Grande), Luzenira (dirigente sindical), Almir Nóbrega (secretário de Finanças do PT-PB) e o vereador Nino de Bayeux.
Também participaram da discussão os seguintes filiados: Anselmo Castilho (advogado do PT), Jorge Belo (pré-candidato a vereador), Assis Almeida, Fernando Lopes, Tiago Bastos (JPT), Nabal Barreto (chefe de Gabinete do Deputado Anísio Maia), dirigente Paulo Xavier e o ex-deputado Jeová Campos.
Deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP)
ricardo berzoini
Ricardo Berzoini (Ricardo José Ribeiro Berzoini) tem 50 anos, está em seu terceiro mandato como deputado federal e é filiado ao PT desde sua fundação. Foi, durante 4 anos, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (2005-2010), eleito e reeleito pela militância do PT.
Assumiu a presidência do PT na maior crise vivida pelo partido, conduzindo o PT ao patamar mais alto na preferência popular na sua história. Como dirigente sindical, foi Presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e Presidente da Confederação Nacional dos Bancários da CUT.
Em 2003, foi convidado por Lula a assumir o Ministério da Previdência, e em 2004, para ser Ministro do Trabalho. Presidiu o Conselho Curador do FGTS e foi membro do Conselho de Administração do BNDES.
Sempre em defesa da participação popular e contra a flexibilização do direitos dos trabalhadores, Berzoini defende as políticas públicas implementadas pelo presidente Lula e pelo PT. É casado e pai de três filhos.

Fotos: Nalva Figueiredo, do Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário