domingo, 3 de junho de 2012

Fogueira junina, mas no RN.

Política
Edição de sábado, 2 de junho de 2012 
Ponteio

Aluisio Lacerda 

Fogueira junina

Ainda não foi acesa a primeira fogueira, mas estamos em pleno mês de São João. Um mutirão envolvendo diversos órgãos de controle promete acrescentar outros ingredientes ao tempero dos folguedos da mais popular festa do Nordeste. O inverno não veio, a estiagem castiga dois terços dos municípios, mas a verba pública só não é curta quando chega a hora de contratar shows artísticos, alguns de gosto duvidoso. E caros. Nada contra iniciativas particulares que contratam e cobram ingresso. À vontade. Com verba pública, diante de tamanha falta de assistência à saúde e à educação, o fole não vai roncar. Além das Promotorias de todas as Comarcas do Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas do Estado também afinou seus instrumentos. Por enquanto foram adotados os primeiros procedimentos. Algumas prefeituras começam a ser notificadas: qual o tamanho da despesa, cópia do contrato e do processo licitatório, justificativa para a inexigibilidade, empenho da despesa, notas fiscais etc. De posse da papelada, e se o município éum daqueles 139 declarados oficialmente em estado de emergência, o TCE vai recomendar a sustação do ato administrativo e até mesmo pedir a interdição do arrasta-pé, em decorrência da iminente lesão grave ao erário e contrariedade ao interesse público.

- Pelo que mostrou o Diário de Natal em sua edição de ontem, não vai ser fácil a tramitação da mensagem da governadora Rosalba Ciarlini fixando o teto remuneratório dos servidores públicos, uma previsão constitucional.

- Os dados não estão fechados, o que deverá ocorrer até o próximo dia 15, mas há controvérsias. Segundo informou à coluna um agropecuarista, o rebanho potiguar não supera 800 mil cabeças de gado. O Idiarn conta 900 mil.

- A coluna registra e cumprimenta os jornalistas João Batista Machado, nosso Machadinho, e Agnelo Alves, eleitos nesta semana para a Academia Norte-rio-Grandense de Letras. A casa de Câmara Cascudo é ampla e plural.

- Afinal, quem, em solo potiguar, tem medo da Construtora Delta, agora com sigilo quebrado? A "Operação Monte Carlo" também promete. Há conexões perigosas. As audiências começaram ontem, em Goiânia. 81 indiciados.

Começar de novo 

Mais um mossoroense no primeiro escalão do governo. O empresário Renato Fernandes, que já dirigiu a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), sabe ouvir. E terá muito que conversar com o segmento que exige muito da Secretaria de Turismo, uma pasta de parcos recursos. Só há um caminho: debruçar-se sobre o Prodetur.

Subestação da Chesf

O Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) concedeu a licença para a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) instalar a Subestação João Câmara, no município de Parazinho. A subestação deverá ser implantada no prazo máximo de três anos, segundo comunicado da Diretoria de Engenharia da Chesf.

R$ 216 milhões para cisternas

A empresa Dalka do Brasil firmou contrato com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), no valor de R$ 210,6 milhões, recursos destinados ao abastecimento de comunidades rurais nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. É muita grana para construir e instalar cisternas no prazo de 180 dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário