quinta-feira, 14 de junho de 2012

Quem não sonha com um mundo melhor?

PaPuPaulo Tarcísio Cavalcanti*
Não conheço uma única pessoa que não deseje um mundo melhor. Mais justo, mais solidário; mais saudável, mais fraterno; mais igual. Um mundo seguro e pacífico.
O problema é que são tantos os problemas que o mundo tem, que não está sendo fácil a construção desse mundo melhor tão sonhado.
Aqui e acolá me vejo refletindo sobre a realidade do mundo em que vivemos e as propostas que cada um de nós elenca como contribuição à concretização do sonho.
De repente, me perguntei: E se todos os que se dizem cristãos lessem mais o “Sermão da Montanha”? Refletissem mais sobre as lições que através dele Jesus nos deixou? E, ao menos, houvesse um esforço de cada um para colocá-lo em prática? Vivê-lo integralmente as 24 horas do dia, julgo quase impensável para o ser humano. Não que seja impossível. Mas, porque, como o próprio Jesus avisou, pra consolo dos seus próprios primeiros apóstolos, “A carne é fraca”.
Tal advertência, porém, assim o entendo, ele não colocou como um impeditivo, como desestímulo: “Você não pode”. Pelo contrário foi uma maneira de estimular: “Você pode!” Por mais difícil que seja, quem se declara cristão deveria enfrentar, todos os dias – em casa, no trabalho, no lazer, em toda parte – a desafiadora experiência de começar a tentar, recomeçando sempre a cada necessidade, a cada falha, a cada erro.
Seria ou não seria um bom começo? Agora: Não nos iludamos. Falando assim parece até fácil, cômodo até. Mas, se fosse na realidade, o número dos que já começaram a tentar e continuam tentando seria muito maior, hoje em dia. Inclusive, o número dos que recuaram, desistiram de tentar e, depois, voltaram a recomeçar.
Eu sei que não tenho currículo nem bagagem pra ficar tratando do “Sermão da Montanha”.
Longe de mim tal pretensão. Mas, também, não tenho como segurar as reflexões que sou levado a fazer e que me chegam sem bater. Preciso compartilhá-las, submetê-las à apreciação de outros, sem outro propósito, a não ser o de buscar uma fórmula que me permita fazer a minha parte, por mais insignificante que seja.
Voltando ao “Sermão da Montanha”. Quem se declara cristão, não pode deixar de lê-lo sempre que necessário, até como forma de procurar ter coragem pra começar a tentar (e recomeçar sempre) a desafiadora experiência de vivenciá-lo. Está em Mateus, Capítulo 5, a partir do versículo terceiro.
*Texto publicado na coluna do jornalista no NOVO JORNAL


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN em 6/14/2012 07:53:00 A

Nenhum comentário:

Postar um comentário