quinta-feira, 28 de junho de 2012

Governo do Estado e MDA entregam retroescavadeiras em Campina

Fonte: Assecom/Governo da Paraíba.

Quinta-feira, 28 de junho de 2012 - 15h38
O Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregam nesta sexta-feira (29) 42 retroescavadeiras a municípios paraibanos. A solenidade de entrega das máquinas adquiridas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) acontecerá às 9h, no Parque de Exposições de Animais Carlos Pessoa Filho, em Campina Grande, com a presença da secretária executiva do MDA, Márcia da Silva Quadrado. Para a aquisição dos equipamentos, o Ministério investiu a quantia de R$ 7,3 milhões.
Os equipamentos serão usados, principalmente, para abertura e recuperação de estradas vicinais, ligando municípios à zona rural, possibilitando o escoamento da produção e o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. A lista completa dos municípios selecionados, em ordem alfabética e por região, está disponível para consulta no Diário Oficial da União e no portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br). A consulta ao andamento da proposta de cada município (histórico) também está disponível no portal do Ministério.
Segundo informações do MDA, até agora foram entregues 831 máquinas, beneficiando 849 municípios brasileiros. Neste primeiro momento, serão entregues 1.275 máquinas a 1.299 municípios, ao custo total de aproximadamente R$ 212 milhões. O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a receber os equipamentos, em dezembro de 2011. Recentemente, foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios e de mais 1.330 motoniveladoras.
Na solenidade desta sexta-feira, o Governo do Estado vai assinar termo de adesão à Rede Brasil Rural, que prevê uma soma de esforços de produtores, indústrias, agente de logística e setor público para dar mais eficiência à cadeia produtiva da agricultura familiar. Através dessa ferramenta, a população em geral pode adquirir produtos com sabores e texturas da biodiversidade brasileira.
Durante o evento, o Governo também vai aderir à realização do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que faz parte do Programa Territórios da Cidadania, do Plano Social Integrado de Registro Civil de Nascimento e Documentação Civil Básica, com intuito de reduzir as desigualdades e oportunizar a essas mulheres trabalhadoras acesso às políticas públicas desenvolvidas em todo o Estado.
Municípios – As 42 cidades contempladas na Paraíba são: Alagoa Nova, Arara, Areial, Baía da Traíção, Braúna, Borborema, Cacimba de Dentro, Cabimbas, Caldas Brandão, Capim, Casserengue, Congo, Coxixola, Cuité, Desterro, Esperança, Itapororoca, Jacaraú, Livramento, Lucena, Mãe D’Água, Mari, Massaranduba, Monteiro, Parari, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pitimbu, Prata, Queimadas, Remígio, Riachão do Poço, Rio Tinto, São José dos Cordeiros, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sapé, Sobrado, Sumé, Teixeira e Zabelê.
Foram considerados os seguintes critérios:
a) pertencer ao Programa Territórios da Cidadania (quatro pontos);
b) maior participação do PIB agrícola no PIB total do município (até três pontos);
c) possuir maior extensão territorial (até três pontos);
d) ter maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município (até quatro pontos);
e) distribuição mais equilibrada entre as regiões brasileiras.

Municípios beneficiados com a primeira entrega das retroescavadeiras na Paraíba
Território de Borborema
Alagoa Nova
Arara
Areial
Borborema
Casserengue
Esperança
Queimadas
Remígio
São Sebastião de Lagoa de Roça
Massaranduba
Território de Curimataú
Baraúna
Cacimba de Dentro
Cuité
Território de Mata Sul
Caldas Brandão
São José dos Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário