sexta-feira, 15 de junho de 2012

Primeiro prédio verde da Paraíba.

Internacionais de sustentabilidade
Foto por assessoria:divulgação
No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Paraíba ganha o seu primeiro prédio verde certificado pela Green Building Council Brasil, organização não governamental que avalia projetos de construção sustentável no país.  O selo de certificação LEED-NC (Leadership in Energy and Environmental Design - New Constuction), na categoria Prata, foi concedido ao Núcleo Regional Oeste da Energisa, em Patos, e instalado na manhã desta terça-feira, 12 de junho.
Para que fosse certificada, a construção precisou atender a diversos critérios. É que o selo internacional avalia o consumo eficiente de água, a sustentabilidade da localização, a eficiência energética e cuidados com as emissões na atmosfera, a qualidade ambiental no interior da edificação, a otimização dos materiais e recursos, além da inovação no projeto.

O certificado obtido pela Energisa confirmou que as técnicas e os materiais utilizados para erguer o edifício atendem às normas internacionais de iniciativas e operações sustentáveis na construção civil. No Brasil, existem apenas 42 prédios certificados com o LEED, sendo que mais de 30 deles estão localizados no estado de São Paulo e apenas um no Nordeste.
 A certificação prata significa que o projeto alcançou pontuação suficiente para se enquadrar no segundo nível de graduação, obtendo mais de 50 pontos de avaliação. O conjunto de prédios da concessionária em Patos ocupa uma área de 1.902 metros quadrados de área construída, em um terreno com 10 mil metros quadrados, erguido, em sua maior parte, com materiais renováveis, reutilizáveis e recicláveis. Para garantir a preservação do meio ambiente, o empreendimento utiliza madeiras com certificação de reflorestamento, vidros laminados com baixo fator solar, cercas de divisas com metal reciclado e telhas de alumínio com proteção térmica e acústica do ambiente.
Outras medidas adotadas são a instalação de sensores infravermelhos de presença, lâmpadas econômicas e utilização de piso-grama e piso intertravado nas áreas externas para que a água infiltre no solo, evitando a impermeabilização do terreno.
Além de coletiva seletiva, há captação de água da chuva para uso em instalações sanitárias e irrigação de jardins, torneiras com sistema de fechamento automático e válvulas de descarga com duplo acionamento para permitir maior economia de água. Até mesmo as tintas usadas na pintura das paredes do local contribuem para a preservação do meio ambiente por serem à base de água.
Durante o ato de instalação do selo, o diretor-presidente da Energisa Paraíba, Marcelo Rocha, afirmou que a opção da empresa por construir um prédio sustentável demonstra que a preocupação com o meio ambiente é fundamental nos dias de hoje. “Com esse prédio, procuramos conscientizar nossos colaboradores e dar um exemplo à comunidade, tendo como preocupação maior uma vida sustentável para as gerações futuras”, explicou o diretor, adiantando que a concessionária trabalha agora para também certificar a sede da Energisa Borborema, construída nos mesmos padrões do núcleo em Patos.
I2 Inteligência
Setor de Assessoria de Imprensa


--
Postado por AssessoRN - Jornalista Bosco Araújo no AssessoRN em 6/13/2012 06:33:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário